SOMATÓRIA

A queda de uma gota de chuva que se desprende de uma nuvem não é livre, pois sobre a gota atua a força de resistência do ar (o empuxo do ar sobre a gota está sendo desprezado). A velocidade da gota aumenta até atingir uma velocidade-limite no instante em que a força de resistência do ar e o peso da gota se equilibram. A partir desse instante, a velocidade permanece constante. Em geral, a força Fᵣₑₛ de resistência do ar é associada ao coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cₓ), de acordo com a equação
, em que v é a velocidade do objeto, A é a área da superfície do objeto voltada para o movimento, e d é a densidade do ar. Para o que segue, considere 1/2d A constante e igual a 8x10⁻⁴ (unidades do sistema internacional). Considere, também, que a intensidade da aceleração da gravidade seja 10g=m/s², que a velocidade-limite da gota seja de 18 km/h e, ainda, que a forma da gota seja a junção de uma semiesfera com um cone circular reto, como ilustra a figura abaixo.


Em relação ao exposto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) O movimento de uma gota de chuva a partir do instante em que ela atinge a velocidade-limite é retilíneo e uniforme.
02) A velocidade-limite de uma gota de chuva é de 5 m/s.
04) Em situação de equilíbrio, uma gota de chuva com coeficiente de arrasto Cₓ igual a 150 tem massa igual a 0,2 g.
08) Se uma gota de chuva estivesse em queda livre a partir de uma altura de 500 m, atingiria o solo com uma velocidade igual a 30 vezes a velocidade-limite.
16) Uma gota de chuva que tenha volume da parte cônica igual ao volume da parte em forma de uma semiesfera é tal que o raio do círculo de junção é igual à metade da altura do cone.