Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2017
Fase Única
SOMATORIAA-vida-Terra299745b52bb
Discursiva
SOMATÓRIA

A vida na Terra, como a conhecemos hoje, “está intimamente ligada às características físicas, químicas e estruturais do planeta. Toda espécie de ser vivo está adaptada às condições do ambiente onde vive.” (AMABIS, J. M.; MARTHO. G. R. Biologia das células. São Paulo: Moderna, 2009, p. 46). “Às diferentes formas de investigação da escala de tempo das rochas, da evolução da vida e da própria Terra dá-se o nome de geocronologia.” (TERRA, L.; ARAÚJO, L; GUIMARÃES, R. B. Conexões: estudos de Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2009, p. 131). A partir da relação entre os dois fragmentos citados, assinale o que for correto.

01) O limite entre a Era Pré-cambriana e a Paleozoica é definido por um aumento significativo no número de fósseis. As rochas pré-cambrianas contêm poucos fósseis, enquanto as rochas paleozoicas são relativamente ricas em vestígios de organismos que viveram na época da formação dessas rochas.

02) Um passo importante na história da vida na Terra foi o aparecimento da fotossíntese, realizada por bactérias a partir de substâncias inorgânicas simples, como água (H₂O) e gás carbônico (CO₂), utilizando a luz solar como fonte de energia.

04) A grande quantidade de oxigênio (O₂) produzida pelas bactérias primitivas alterou significativamente a composição da atmosfera terrestre, ampliando as possibilidades de surgimento de novos seres vivos e, inclusive, dando origem ao gás ozônio (O₃), que se acumulou principalmente na Estratosfera.

08) O processo de separação dos continentes, nas formas como conhecemos atualmente, teve início na Era Mesozoica há aproximadamente 245 milhões de anos. Biologicamente, tal período coincide com o início da divisão dos seres multicelulares.

16) A análise e a reconstituição de vestígios de seres vivos impressos em rochas (os fósseis) são elementos importantes para o estudo sobre a evolução da vida no planeta e também para o entendimento do processo evolutivo das formas dos continentes.