SOMATÓRIA
Acerca do belo e do juízo de gosto, assinale o que for correto.
01) Platão definiu critério objetivo e universal para a arte e a beleza ao propor que, mesmo os objetos sensíveis, devem se conformar ao “belo em si”, essência ideal e objetiva destes.
02) O Classicismo define uma estética normativa na qual o belo é obtido se a obra de arte atende a regras predeterminadas de proporção, produzindo, por exemplo, sensação agradável, independentemente do espectador que aprecia o objeto artístico.
04) Para Kant, o belo é uma propriedade objetiva do objeto belo, e o princípio do juízo estético não se refere ao conceito do objeto. É possível universalizar esse juízo porque a faculdade de julgar é comum a todo o gênero humano.
08) A estética contemporânea quebra a tríade belo-verdadeiro-justo, típica do pensamento clássico, como defendida por Platão na República. Tal ruptura permite reabilitar a representação do feio como obra de arte.
16) A partir do momento em que se abandona o modelo de arte como representação fiel da realidade, a obra de arte passa a ser considerada feia se, e somente se, ela for mal executada pelo artista, não correspondendo, assim, à proposta original a que este se propunha.