Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2017
Fase Única
SOMATORIAAristoteles264431fe816
Discursiva
SOMATÓRIA

Aristóteles assim apresenta o argumento que se obtém em uma corrida entre Aquiles e uma tartaruga: “O segundo argumento é chamado ‘Aquiles’. Conforme esse argumento, o mais lento nunca será alcançado pelo mais veloz, porque é necessário que o perseguidor chegue antes ao ponto do qual saiu o perseguido, de modo que o mais lento, necessariamente tenha alguma vantagem”. (ARISTÓTELES, Física, VI, 9, 239b, in: FIGUEIREDO, V. (org.). Filosofia:temas e percursos. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2013, p. 350).

A partir desse excerto e de conhecimentos sobre filosofia pré-socrática, assinale o que for correto.

01) O argumento “Aquiles”, que emprega a tese da infinita divisibilidade do espaço, foi formulado, também, por Platão para demonstrar a imobilidade do ser.

02) O argumento “Aquiles” demonstra que os autores gregos da antiguidade clássica detinham o conhecimento e o domínio da noção de infinito, permitindo a introdução, naquela época, da noção matemática de número real.

04) Ao propor uma estratégia argumentativa por redução ao absurdo, Zenão de Eleia demonstra a impossibilidade de conceber racionalmente uma descrição sensata de movimento, ao mesmo tempo em que formula esse tipo de argumento para confundir seus oponentes nos debates.

08) O argumento parte da premissa de que para Aquiles alcançar um ponto do qual a tartaruga saíra antes, com certa vantagem, ele sempre precisa alcançar o ponto do qual a tartaruga partira, e deste para o próximo ponto, e assim sucessivamente.

16) O autor do argumento “Aquiles” pode ser considerado um dos primeiros autores ocidentais a formular argumentações por redução ao absurdo. Tal estratégia dialética foi amplamente utilizada na sofística, na maiêutica socrática e nos diálogos de Platão.