SOMATÓRIA
As funções da obra de arte sofreram mudanças da antiguidade até os dias de hoje, mas, do ponto de vista didático, e dependendo do tipo de interesse e do propósito com que alguém se aproxima de uma obra de arte, é possível separar tais funções em pragmática ou utilitária, naturalista e formalista (ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M. H. P. Filosofando: Introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2003, p. 378). Acerca das funções da arte apontadas, é correto afirmar que
01) o realismo socialista, ao divulgar, por meio da arte, uma imagem otimista da nova situação da União Soviética, bem como uma exaltação das personalidades que se destacaram na Revolução, procurava estimular o sentimento cívico no povo, cumprindo, assim, uma função naturalista.
02) muitos membros da Igreja, na Idade Média, não sabiam ler nem escrever e a arte exercia um papel pedagógico ao ilustrar principalmente passagens do Evangelho, cumprindo, assim, uma função pragmática.
04) para que se possa apreender a arte a partir de sua função formalista, é preciso conhecer os signos que estruturam a obra examinada e procurar as relações entre seus elementos compositivos.
08) com o surgimento da fotografia, propiciado principalmente pela invenção do daguerreótipo, modificou-se de forma radical a maneira como o artista se relacionava com a arte, ganhando força sua função naturalista.
16) na função naturalista, dá-se menos importância a algumas características normalmente consideradas intrínsecas à obra de arte, como a técnica e a criatividade, direcionando o foco ao conteúdo dessa obra.