SOMATÓRIA
As principais características do republicanismo estão ligadas à própria definição da res publica, “o regime da coisa pública, do bem público, que se sobrepõe aos interesses privados: é o regime da abnegação cívica; (...) da ética na política, do combate incessante à corrupção em que todos – governantes e governados – estão submetidos às leis que eles mesmos criaram; (...) são essas leis que garantem a liberdade, porque limitam poderes”. (Filosofia Ensino Médio. Secretaria de Estado e Educação do Paraná, p. 225-228.)
Sobre o republicanismo, assinale o que for correto.
01) Na República de Platão, podem-se encontrar os fundamentos de todos os princípios políticos do republicanismo que irão servir de modelo para a formação dos regimes republicanos modernos.
02) O republicanismo opõe-se aos sistemas de governo democráticos, pois na democracia há uma incompatibilidade de princípio entre o interesse individual e o interesse público.
04) Na sua obra Política, Aristóteles defende a democracia contra as ideias republicanas de Platão, pois considera que, ao defender a escravidão, Platão fere os princípios políticos da liberdade e igualdade entre os homens.
08) Na Roma Antiga, o grande mentor do republicanismo foi Cícero (106 -43 a.c), autor de Da República. Depois da Idade Média, as ideias do republicanismo ressurgem na Itália renascentista, exercendo uma influência significativa na obra de Nicolau Maquiavel.
16) O republicanismo é uma alternativa concreta de superação dos limites e contradições do liberalismo, por meio do resgate da importância da participação das pessoas na vida política, como garantia da liberdade e da não dominação.