SOMATÓRIA
Assinale o que for correto.
01) O Naturalismo no Brasil teve como um de seus principais representantes Aluísio Azevedo, autor de obras fundamentais, como O cortiço e O mulato. Embora contemporâneo de Machado de Assis, sua obra é muito diferente da do Bruxo do Cosme Velho. Azevedo é fortemente marcado por algumas linhas mestras do Naturalismo, como a determinação do meio físico e histórico sobre o homem.
02) O Romantismo brasileiro foi movimento estético de muito vigor, marcado por várias vertentes que se consolidaram na literatura brasileira, em especial em torno de três tendências: o indianismo de cunho nacionalista (de um autor como Gonçalves Dias), o romantismo ultrarromântico (de um Álvares de Azevedo) e o romantismo social, também chamado condoreiro (bem representado por Castro Alves).
04) A primeira fase do Modernismo é caracterizada por profunda reverência às formas consagradas do final do século XIX e início do XX. Procurando retomar tradições e linhagens que estavam se perdendo após os abalos sociais e estéticos posteriores à Primeira Guerra Mundial, essa fase foi marcada pelo verso rimado, pela métrica regular e por uma temática amorosa com forte traço romântico.
08) A segunda fase do Modernismo brasileiro nos legou nomes fundamentais, como Manuel Antônio de Almeida, no campo da narrativa, e Casimiro de Abreu, na lírica. Do primeiro, é notável o romance Memórias de um sargento de milícias, com uma ironia que deve muito a Lima Barreto e a Mário de Andrade. A poesia social de Casimiro de Abreu pode ser filiada à linhagem iniciada por Manuel Bandeira na época da primeira fase modernista, que ganha traços mais agudos na poesia de Abreu, por exemplo em A valsa.
16) O Realismo brasileiro é muito variado, reunindo autores com estilos e formas diferentes em uma mesma denominação, por exemplo, romances da estirpe de Iracema, de José de Alencar, publicado em 1865, e Negrinha, de Monteiro Lobato, publicado em 1881. Essa variedade, embora pareça enfraquecer esse movimento estético, na verdade o fortalece, pois deixa evidente que os autores mais significativos não procuraram se encaixar em rótulos predefinidos e limitadores, mas sim fazer uma complexa apropriação brasileira do Realismo europeu.