SOMATÓRIA
Assinale o que for correto sobre o poema abaixo e sobre Carlos Drummond de Andrade.
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
ANDRADE, C. D. Antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 237.
01) O fato de o poema ser um soneto demonstra, desde a forma escolhida, a intenção de Drummond de satirizar a produção parnasiana em voga, tanto que “No meio do caminho” foi escolhido para ser lido durante a Semana de Arte Moderna de 1930.
02) Embora “No meio do caminho” seja um dos textos mais famosos de Drummond, a obra lírica do autor esteve longe de ser sua única forma de produção, merecendo destaque romances como Macunaíma e Memórias sentimentais de João Miramar, o que demonstra a versatilidade do autor, que apenas não se enveredou pela crônica.
04) O poema “No meio do caminho”, ao se afastar da reflexão sobre a vida e sobre o ser humano (destacando, em contrapartida, a aridez mineral da realidade física), representa uma das vertentes da lírica drummondiana: a obsessão pelos aspectos científicos da geologia, o que serviu de inspiração para poetas posteriores, como Augusto dos Anjos.
08) O jogo linguístico no título do poema (representando justamente o meio da produção de Drummond) é representativo do momento em que o autor abandona suas obras simbolistas (tais como Cinza das horas) e passa a se enveredar pelo Modernismo, em especial após a redação de seu Manifesto antropófago.
16) O poema de Drummond apresenta liberdades formais condizentes com o momento de sua produção e com diretrizes valorizadas pelo Modernismo brasileiro, dentre as quais pode ser destacada a ausência de regularidade em termos de métrica, ausência de rimas e, mesmo, a liberdade na organização estrófica.