SOMATÓRIA
Assinale o que for correto sobre os sermões de Padre Antônio Vieira.
01) Os sermões de Padre Antônio Vieira são um excelente modelo de prosa cultista, na qual o pregador emprega a retórica jesuítica para defender a Companhia de Jesus e erigir Portugal como o Quinto Império. O “Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda” é um raro, porém contundente, exemplo do cultismo de base espanhola.
02) O “Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda” tem como contexto o ano de 1640, quando os franceses (protestantes) destruíram o Recôncavo baiano, ameaçando invadir Salvador e destruir todas as igrejas católicas.
04) No “Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda”, o padre Antônio Vieira tenta convencer o próprio Deus de que o castigo imposto ao povo baiano, concretizando-se pela invasão dos hereges holandeses, também afetará a divindade, pois estes “tomarão os cálices e vasos sagrados”, derrubarão dos altares as estátuas dos santos, não respeitarão a imagem de Cristo Crucificado, nem as da Virgem Maria.
08) A argumentação de um sermão do século XVII deveria envolver quatro passos: o exórdio: explanação das ideias a serem defendidas; a invocação: pedido de auxílio divino no desenvolvimento das ideias; a confirmação: na qual se desenvolve o tema por meio de alegorias e exemplos; por fim, a peroração: conclusão em que se recapitulam as partes importantes do sermão, incentivando os fiéis a seguirem os ensinamentos bíblicos apresentados.
16) O “Sermão da sexagésima” tem como base a parábola bíblica do Bom Samaritano, que apresenta a história de um homem que semeou a boa palavra do Senhor, mas sofreu com a incompreensão das pessoas que não entenderam sua atitude de auxiliar um homem desconhecido.