SOMATÓRIA
Assinale o que for correto sobre o poema abaixo e sobre seu autor, Gregório de Matos.
Soneto
Via de perfeição é a sacra via,
Via do Céu, caminho da verdade:
Mas ir ao Céu com tal publicidade,
Mais que à virtude, o boto à hipocrisia*.
O ódio é d’alma infame companhia,
A paz deixou-a Deus à cristandade:
Mas arrastar por força, uma vontade,
Em vez de perfeição é tirania.
O dar pregões do púlpito é indecência,
Que de fulano? venha aqui sicrano:
Porque o pecado, o pecador se veja:
É próprio de um Porteiro d’audiência,
E se nisto maldigo, ou mal me engano,
Eu me submeto à Santa Madre Igreja.
(MATOS, Gregório. Antologia. Porto Alegre: L&PM, 2009. p. 78-9)
Glossário:
- “boto à hipocrisia” = atribuo à hipocrisia
01) O soneto apresenta uma das características da produção de Gregório de Matos: sua veia satírica. Em consonância com tal aspecto, a crítica de cunho moral torna-se evidente no texto, como se percebe em termos como “hipocrisia” e “indecência”.
02) O domínio técnico de Gregório de Matos em relação aos recursos expressivos do poema encontra um exemplo pertinente no texto reproduzido, percebido, dentre outros fatores, em sua métrica regular decassilábica, ou seja, em seus versos de dez sílabas poéticas.
04) Embora seja um exemplo da produção satírica de Gregório de Matos, o texto apresenta, no quarteto que se configura como última estrofe do poema, um momento de sua produção sacra, com a referência explicita à “Santa Madre Igreja”.
08) A verve crítica de Gregório de Matos atingia todos os setores da sociedade de seu tempo, com uma única exceção: os representantes da Igreja, que surgem na obra do poeta como única fonte constante e segura de redenção espiritual e de modificação social.
16) As constantes referências laudatórias à Igreja feitas por Gregório de Matos contrastam com uma de suas características mais marcantes: um forte ceticismo que, beirando o ateísmo, aproxima-se das ideias da Contrarreforma católica que tem início no século XVII.