Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2014
Fase Única
SOMATORIAAssinale-que847f979211e
Discursiva
SOMATÓRIA

Assinale o que for correto em relação a Iracema e ao seu autor, José de Alencar.

01) José de Alencar, o maior ficcionista romântico brasileiro, produziu vasta obra com vistas à formação de uma literatura autenticamente nacional, liberta das influências portuguesas, mas com nítidas fontes francesas, oriundas de suas leituras prediletas, entre elas, Victor Hugo e Alexandre Dumas. Iracema, ao narrar a história de amor entre a jovem indígena e o branco Martim, parte de um argumento histórico sobre a fundação do estado do Ceará, de que o índio Poti participou, atuando na expulsão dos holandeses e sendo, posteriormente, batizado como Antônio Felipe Camarão.

02) Uma das características importantes do Romantismo, a harmonia entre homem e natureza, responsável por reforçar os traços da nacionalidade no texto, pode ser observada no excerto de Iracema –“A alvorada abriu o dia e os olhos do guerreiro” –, exemplo também significativo para a compreensão do modo como José de Alencar procurava adequar a norma culta da língua ao caráter primitivo e singelo daquela língua falada pelos primeiros habitantes do Brasil.

04) O trecho dos primeiros períodos de Iracema – “Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia, nas frondes da carnaúba. Verdes mares que brilhais, como líquida esmeralda, aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias, ensombradas de coqueiros” – revela a exploração da potencialidade rítmica, importante recurso que auxilia na memorização das imagens simples e líricas da narrativa. O excerto, inclusive, permite que sejam encontradas ocorrências do ritmo muito usado em versos populares, como a redondilha maior (verso com sete sílabas poéticas), e pode confirmar o ponto de vista de críticos que caracterizam a obra como poema em prosa.

08) O fragmento de Iracema – “Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se. Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar, nos olhos o azul riste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo” – narra o primeiro contato de Iracema com Martim e, além da premonição do sofrimento da jovem índia tabajara, pode indicar a destruição do elemento natural pela civilização, em nome do progresso.

16) Iracema integra o projeto literário revolucionário de José de Alencar, que antecipa a discussão sobre o papel da mulher na sociedade, em obras como Lucíola e Senhora. Embora seja um romance de autoria masculina, é todo escrito a partir do ponto de vista feminino, uma vez que os fatos são relatados pela jovem índia tabajara. Por essa razão, a narrativa, além do tema da formação da nacionalidade, focaliza a situação da mulher na aldeia indígena, com destaque para a função sagrada de Iracema, que detinha o segredo da Jurema, ou seja, a missão de difundir, entre as jovens, a necessidade de manutenção da virgindade.