Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2015
Fase Única
SOMATORIAAssinale-s711ae0bf49e
Discursiva
SOMATÓRIA

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Álvares de Azevedo destacou-se no cenário do Romantismo brasileiro como representante do mal-do-século, com sua poesia do culto à morte, e também como autêntico poeta byroniano, que cultivou a solidão em seus versos. Duas faces de sua produção poética, embora tratem de situações contraditórias – desejo de amar e desejo de morrer – convivem harmoniosamente em sua obra.

02) Um dos maiores representantes da chamada terceira geração do Romantismo brasileiro, Álvares de Azevedo produziu extensa obra épica, cujas características mais importantes são a ênfase ao nativismo, o sentimento de apego e a valorização da terra natal, como comprovam os versos: “Que sol! que céu azul! que doce n ́alva./ Acorda a natureza mais louçã!/ Não me batera tanto amor no peito/ Se eu morresse amanhã.”

04) Macário, peça teatral em dois atos, mostra, no primeiro, a viagem e a chegada da personagem a uma cidade não nomeada, acompanhada por Satã. No segundo ato, surge Penseroso, cujas atitudes diferem das de Satã, e que se mata após a discussão com Macário. No final da peça, há uma cena de orgia na qual se intui a promessa de Satã a Macário: a posse do mundo.

08) No trecho de Macário – “Gosto mais de uma garrafa de vinho do que de um poema. Mais de um beijo que do soneto mais harmonioso. Quanto ao canto dos passarinhos, à lua sonolenta, às noites mais límpidas, acho tudo isso sumamente insípido. Esse mundo é monótono a fazer morrer de sono.” –, Álvares de Azevedo, em vez do culto excessivo da natureza, valoriza a embriaguez do amor, em crítica que visa à mudança de valores estéticos no Romantismo.

16) Na longa viagem que Macário faz com Satã, encontra-se também com Archibald, Johann, Arnold, Solfieri e Bertran, os quais, embriagados, contam histórias fantásticas, de paixão, morte, crimes e perversões, trazendo para o drama um clima sombrio e macabro. Como se trata de obra autobiográfica, que se concentra principalmente nas proezas amorosas do protagonista, esses jovens são identificados como amigos do poeta no Curso de Direito de São Paulo.