SOMATÓRIA
Atividades econômicas como a agricultura, a pecuária e o extrativismo provocam impactos sobre o meio ambiente. Sobre esses impactos, assinale o que for correto.
01) No Domínio Amazônico, principalmente na parte central e na oriental, as áreas de floresta tropical foram ocupadas com a expansão da fronteira agropecuária. Extensas áreas florestais deram lugar a pastagens e a campos de cultivo de soja e de arroz implantados pelos projetos da Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Essa expansão provocou a destruição do cultivo de forma sustentável da seringueira, Hevea brasiliensis, cuja extração do látex foi afetada pelos conflitos entre os seringueiros e pelo avanço das fazendas sobre os seringais.
02) Os solos da Floresta Atlântica, nas áreas mais acidentadas dos Mares de Morros, são geralmente pobres, contando apenas com a matéria orgânica dos restos vegetais fornecidos pela floresta. A substituição da vegetação natural por cultivos pode interromper o fornecimento dessa matéria orgânica, levando à degradação desses solos.
04) Plantas leguminosas como feijão e soja podem melhorar a qualidade dos solos, pois vivem em associação com bactérias que fixam o nitrogênio diretamente do ar, incorporando quantidades elevadas desse elemento químico junto às raízes. Esse processo é denominado adubação verde.
08) A criação de bovinos e de suínos é afetada por zoonoses. Entre elas, a teníase e a cisticercose provocadas por platelmintos chamados tênias. As espécies que afetam o homem são Taenia saginata e Taenia solium.
16) A pecuária bovina pode ser fornecedora de gases responsáveis pelo efeito estufa, da seguinte maneira: a fermentação intestinal do bovino ruminante libera na atmosfera metano e óxido nitroso. Esses gases também podem ser gerados pelo esterco e pela urina dos animais.