Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2017
Fase Única
SOMATORIAAuguste-Comte2956e509e0a
Discursiva
SOMATÓRIA

Auguste Comte afirma que a humanidade passou por três estados em sua relação com o mundo: “estado teológico: o ser humano explica os fenômenos da natureza como resultado de forças divinas e sobrenaturais. (...) Esse estágio corresponde ao predomínio da mitologia e da teologia como explicações do mundo. Estado metafísico: estágio mais evoluído que o anterior. Aqui os deuses e forças sobrenaturais são substituídos por forças abstratas. (...) Esse estágio corresponde ao predomínio da filosofia como explicação do mundo; estado positivo: corresponde ao estágio mais evoluído da humanidade. Os fatos e fenômenos são explicados racionalmente pela causalidade – ou seja, pela relação entre causa e efeito –, estabelecendo a relação natural entre eles. A ciência é a guia mestra do desenvolvimento da humanidade em seu estágio de maturidade.” (GALLO, S. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2014, p. 243). Com base no texto acima e em conhecimentos sobre as ideias de Comte, assinale o que for correto.

01) Auguste Comte é considerado o pai do Positivismo.

02) Os estados que Comte acredita nortearem a relação da humanidade com o mundo também podem ser encontrados no próprio desenvolvimento individual, e o estado positivo corresponde à plena maturidade racional.

04) A teoria comteana, embora tenha sido muito discutida, não conseguiu seguidores, de modo que podemos afirmar que a Filosofia do século XX esqueceu-se desse autor.

08) A ideia de que a natureza se basta para a sua compreensão, sem a participação de qualquer elemento de outra ordem, só é estabelecida pela investigação e pela experimentação ao se determinar a absoluta necessidade causal entre os fenômenos.

16) Para Comte, embora o método da Física devesse inspirar o desenvolvimento das demais ciências, os problemas sociais não deviam receber o mesmo tratamento, uma vez que sua complexidade tornava impossível o êxito de tal abordagem.