Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2017
Fase Única
SOMATORIABlack-Mirror379b9761461
Discursiva
SOMATÓRIA

Black Mirror é uma série de televisão que se destaca por abordar de forma distópica as consequências sociais trazidas pelas novas tecnologias. No episódio Nosedive (em português traduzido como Queda Livre), que abre a terceira temporada da série, Lacie, uma garota comum, vive em um futuro próximo em que as pessoas podem avaliar seus companheiros, colegas de trabalho, amigos pessoais, vizinhos e todos os seus demais contatos por meio de um aplicativo que classifica as pessoas mediante um índice de aprovação que varia de 0 a 5 estrelas, em que 0 é a total impopularidade e 5 é o maior índice de aprovação. Lacie, que tem índice de popularidade em torno dos 4 pontos, vive obcecada em atingir as 5 estrelas. Todas as suas ações cotidianas visam aumentar sua aprovação social. Embora seja uma série de ficção científica e sua ação se passe em um futuro não determinado, a série aborda discussões que se articulam às questões sociais contemporâneas. No caso do episódio descrito, as mídias sociais estão no centro do debate. Considerando a descrição do episódio Nosedive, exposto neste enunciado, e conhecimentos sobre o tema comunicação, cultura e ideologia, assinale o que for correto.

01) Lacie utiliza os melhores recursos que tem à disposição para valorizar a si própria e se promover socialmente. Essa ação é semelhante a uma promoção de marketing cujo principal produto colocado no mercado pelas mídias sociais é a própria imagem pessoal.

02) As curtidas permitidas pelos aplicativos das mídias sociais funcionam como ferramentas que estabelecem regras de comportamento social e são utilizadas, muitas vezes, como definição do que é considerado apropriado ou transgressivo nas interações sociais.

04) A ficção científica, gênero ao qual pertence a série Black Mirror, trata de forma fantasiosa questões que não têm relação alguma com a realidade histórica, portanto não devem ser objeto de análise das pesquisas sociológicas.

08) As primeiras décadas do século XXI e as mídias digitais mostram que as formas de controle sobre a vida social, pública ou privada, estão em franca decadência.

16) Muito antes do surgimento de tecnologias, como as mídias sociais, as pessoas já se preocupavam com as formas de aceitação ou de rejeição social. Isso ainda é percebido, por exemplo, na interação entre grupos familiares, entre relações de vizinhança ou na imposição de estigmas sociais na escola.