SOMATÓRIA
Considerando o texto abaixo, de Oscar Niemeyer, e as características principais de sua obra, assinale o que for correto.
Não é o ângulo reto que me atrai.
Nem a linha reta, dura e inflexível,
Criada pelo homem.
O que me atrai é a curva livre e sensual.
A curva que encontro nas montanhas
do meu país,
no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar
nas nuvens do céu,
no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o Universo.
O Universo curvo de Einstein.
(PROENÇA Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2007, p. 339)
01) O prédio do Museu de Arte de São Paulo – MASP, situado na Av. Paulista, em São Paulo, com seu vão livre de 74 metros sustentado por duas vigas invertidas, é um típico exemplar dos projetos de Niemeyer.
02) A atração pelas linhas curvas, em detrimento dos ângulos retos, é um traço característico da maior parte da produção arquitetônica de Niemeyer.
04) A produção do arquiteto, nas décadas de vinte e trinta, sofreu profunda influência da arte pós-moderna, especialmente da Pop Art e da Op Art, de origem norte-americana.
08) Os traços da arquitetura brasileira moderna, principalmente a de Oscar Niemeyer, revelam a persistência de características barrocas tais como a ausência de luz natural.
16) No projeto arquitetônico da Igreja de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, Niemeyer promoveu uma ruptura radical com o que já fora feito, no Brasil, em termos de arquitetura eclesiástica.