SOMATÓRIA
Considere uma esfera S de centro C, raio r e um ponto P, tal que d(C,P)=D. Nessas condições, assinale o que for correto.
01) Suponhamos que a esfera S de raio r=5cm esteja eletrizada com uma carga Q=4μC, uniformemente distribuída em sua superfície. Se D=10 cm, então o módulo do campo elétrico criado em P pela esfera é igual a 36x10⁵N/C.
02) Um círculo máximo de uma esfera é um círculo de mesmo centro e raio que a esfera. Se um círculo máximo tem área igual a 230 cm, então a área da superfície esférica é menor do que 130 cm³.
04) Suponhamos que a esfera esteja eletrizada com uma carga Q distribuída uniformemente e que o campo elétrico criado sobre um ponto P, fora da esfera, seja E. Se considerarmos outra esfera de mesmo centro, mesma carga, mas com a metade do raio, então o módulo do campo elétrico criado sobre P será E/2.
08) Suponhamos que a esfera seja de metal, oca e que esteja eletrizada positivamente. Se uma determinada região de sua superfície for atritada, a carga por ela adquirida não se espalhará, permanecendo apenas na região em que foi gerada.
16) Suponhamos que a esfera seja de metal, oca e com raio igual a 1cm. Se a parte metálica tem volume igual a 2𝜋/3 cm³, então a parte oca, sendo uma esfera, tem raio igual a ∛4/2cm.