SOMATÓRIA
Considere dois sistemas: o primeiro, denominado Sistema Solar, formado apenas pelo Sol e pelos oito planetas que giram ao seu redor; e o segundo, denominado Sistema Marciano, formado pelo planeta Marte e pelas duas luas que giram ao seu redor (Fobos e Deimos). Para esses sistemas, a lei da Gravitação Universal afirma que o módulo da força
de atração entre o Sol e um determinado planeta, ou entre Marte e uma determinada lua, separados por uma distância r, é dado por
, em que M é a massa do corpo central do sistema considerado e mé a massa de um dos planetas ou de uma das luas em questão. Suponha que os planetas do Sistema Solar ou as luas do Sistema Marciano descrevam órbitas circulares em torno do Sol ou de Marte, respectivamente. Desconsidere a interação dos planetas entre si e das luas entre si. Nesse caso, tem-se que em que Mé a massa do Sol ou é a massa de Marte; r é a distância entre o Sol e o planeta considerado ou é a distância entre Marte e a lua considerada; e T é o período de translação do planeta considerado em torno do Sol ou é o período de translação da lua considerada em torno de Marte. Assinale o que for correto.


01) Mesmo sabendo-se que os oito planetas se movimentam com períodos de translação diferentes e estão a distâncias diferentes do Sol, a razão r³/T² apresenta o mesmo valor para todos eles.
02) Mesmo sabendo-se que as duas luas se movimentam com períodos de translação diferentes e estão a distâncias diferentes de Marte, a razão r³/T² apresenta o mesmo valor para ambas.
04) O valor da razão r³/T² depende do sistema considerado.
08) O valor de G depende do sistema considerado.
16) Em função das unidades de medida centímetro, grama e hora, o valor de G é menor que
para os dois sistemas considerados.
