SOMATÓRIA
Cristina Costa, em seu livro Sociologia – introdução a uma ciência da sociedade, discute as características próprias de uma “sociedade de consumo”. Segundo ela, trata-se de “uma sociedade que procura diferenciar indivíduos num cenário cada vez mais anônimo e impessoal, ao mesmo tempo em que difunde ideais de igualdade, de democracia e de inclusão social. Uma sociedade que busca homogeneizar os diferentes grupos sociais por meio da produção industrial em série, mas na qual a racionalidade econômica exige que as mercadorias sejam periodicamente substituídas por outras, renovando a produção. Cria-se, assim, o circuito da produção da moda e, com ele, uma valorização cada vez maior do valor simbólico dos objetos consumidos, gradativamente associado a poderes imateriais, abstratos e valorativos.” (COSTA, C. Sociologia – introdução a uma ciência da sociedade. São Paulo, Moderna, 2010, 4.ª ed. p. 437).
De acordo com o texto, assinale o que for correto.
01) A “sociedade do consumo” é aquela que possibilita que indivíduos satisfaçam plenamente suas necessidades.
02) O consumo de mercadorias não visa apenas à satisfação de necessidades básicas dos indivíduos; visa também a suas necessidades simbólicas de diferenciação social.
04) A moda possibilita que as mercadorias sejam “periodicamente substituídas por outras”, para o aumento e a renovação da produção.
08) A moda é baseada na valorização da qualidade e da durabilidade das mercadorias adquiridas pelos consumidores.
16) A sociedade de consumo é baseada na homogeneização e na padronização do consumo realizado por diferentes indivíduos, grupos e classes sociais.