SOMATÓRIA
De acordo com Roger Bastide, sociólogo francês radicado no Brasil, para compreender o fenômeno da religião nas sociedades modernas é preciso “partir da observação, tão correta, de Karl Marx de que nossa civilização, longe de destruir os mitos, multiplicou-os.” (BASTIDE, R. O sagrado selvagem e outros ensaios. São Paulo: Cia. das Letras, 2006, p. 97).
Considerando o trecho citado e o tema da religiosidade, assinale o que for correto.
01) A sociologia da religião procura explicar as origens das religiões mundiais e as causas do desaparecimento da religiosidade nas sociedades modernas.
02) As religiões são fenômenos sociais que ativam sistemas simbólicos, sentimentos e práticas relacionadas com o que se considera sagrado em determinada cultura.
04) A verdade religiosa num sistema de crenças é tratada pela sociologia como um ponto de vista possível.
08) Para Weber, mesmo que o capitalismo seja um fenômeno predominantemente econômico, a consolidação de sua forma moderna foi favorecida pela atmosfera religiosa dos séculos XVII a XIX.
16) De acordo com Marx, os princípios de solidariedade e de família propagados pelo Cristianismo tornaram as sociedades industriais do ocidente europeu lugares harmoniosos, inclusivos e justos.