SOMATÓRIA
Durante todo o século XIX, a produção de erva-mate era uma das mais importantes atividades econômicas da Província do Paraná. Sobre o ciclo ervateiro da região, é correto afirmar que:
01) Os maiores mercados consumidores do mate paranaense eram o Japão e a China.
02) A exportação paranaense de mate atingiu seu auge, no final do século XIX, com o processo de modernização dos engenhos e a libertação dos escravos.
04) A emancipação política do Paraná, em 1853, estimulou a exportação do mate bem como a expansão comercial. Um dos pontos positivos foi a construção da estrada da Graciosa, iniciada em 1855, que facilitou o transporte de mercadorias até o porto de Paranaguá.
08) A Guerra do Paraguai teve resultados benéficos para o mate paranaense, pois eliminou a concorrência paraguaia e potencializou o comércio com a Argentina e o Uruguai, países aliados do Brasil na Guerra.
16) No século XIX houve a coexistência de duas fases econômicas no Paraná: a do mate (com forte presença no litoral e nos arredores de Curitiba); e a do gado e do tropeirismo, importante para a ocupação e o maior povoamento dos Campos Gerais.