SOMATÓRIA
É característica da filosofia contemporânea a perda do otimismo filosófico de que os seres humanos haviam alcançado a maioridade racional, pois o séc. XX nega uma ciência universal, defendendo uma pluralidade de culturas e diferenças no momento de criar linguagens, elaborar mitos, organizar o trabalho e conceber as artes. (CHAUI, M. Convite à filosofia. 13ª ed. São Paulo: Ática, 2005, p.53)
Sobre a filosofia contemporânea, assinale o que for correto.
01) A hermenêutica é a corrente filosófica contemporânea segundo a qual toda interpretação se movimenta sobre um fundo pré-compreensivo, que já a orienta no que vai interpretar. Este fenômeno é o chamado círculo hermenêutico.
02) Um traço específico do período contemporâneo é a crise dos fundamentos clássicos e modernos. Conceitos herdados da tradição, como “racionalidade”, “verdade”, “universalidade”, “liberdade” são postos entre parênteses, tendo em vista uma nova imagem do mundo revestida de relatividade e arbitrariedade.
04) É específica no cenário contemporâneo a influência de Michel Foucault para pensar problemas novos, como o nascimento da clínica e a microfísica do poder na esfera pública e privada.
08) Encontram-se na pós-modernidade tendências neoclassicistas de retorno ao clássico. Destacam-se, nesse movimento de retorno, o mito da caverna de Platão e o atomismo de Demócrito.
16) A teoria da comunicação, de Jürgen Habermas e Karl O. Appel, não defende princípios éticos universais e absolutos, como era o imperativo categórico, mas a possibilidade de fundamentos dialógicos e pluralistas para a ação moral.