Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2015
Fase Única
SOMATORIAEXCESSO2542c332db9
Discursiva
SOMATÓRIA

EXCESSO DE REGRAS





Assinale o que for correto quanto ao emprego dos elementos linguísticos no texto.

01) Nas expressões “brasileiros adultos” (linhas 69 e 70) e “atestado médico” (linha 73), os vocábulos “adultos” e “médico” são apresentados como adjetivos. No entanto, segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), tanto o vocábulo “adultos” quanto o vocábulo “médico” podem ser apresentados como substantivos, em contexto específico, caso, nesse contexto, possam vir acompanhados por um artigo.

02) Na linha 24, o trecho “O título acima é meio enganoso” apresenta o advérbio “meio”. Se tivéssemos o trecho “A informação acima é meia enganosa”, ocorreria a variação do advérbio “meio” para “meia”, pois este vocábulo deveria concordar com o núcleo do sujeito “informação” que é apresentado em variação de gênero feminino.

04) Na linha 44, temos a expressão “de tevê”, formada de uma preposição mais um substantivo, tem valor de adjetivo, por isso a expressão é uma locução adjetiva e, no contexto em que se encontra, pode ser substituída pelo vocábulo “televisivo” para concordar em gênero e número com o vocábulo “programa” que, no texto, a antecede. 

08) O vocábulo “Mas” (linha 91) é classificado como advérbio de intensidade, por isso pode ser substituído por “mais”, sem que haja prejuízo semântico ao trecho no qual está inserido.

16) Os vocábulos “desmiolado, arrogante, pretensioso, inconsequente, desrespeitoso, irresponsável e ignorante” (linhas 117 e 118) pertencem à classe de palavras denominada advérbio (ou adverbial) e são classificados como de negação porque possuem sentido negativo e atribuem tal sentido ao vocábulo ao qual se referem, qual seja: “resultado” (linha 116).