SOMATÓRIA
01) O fim da República Velha foi precipitado pela vitória eleitoral da Aliança Liberal, encabeçada por Getúlio Vargas (presidente) e por João Pessoa (vice-presidente). Com o objetivo de impedir a ascensão das forças oposicionistas, o presidente Washington Luiz organizou um golpe de Estado para garantir a posse de seu candidato, derrotado nas urnas, Júlio Prestes. A resistência popular ao golpe de Estado contribuiu para a deflagração da Revolução de 1930.
02) A Revolta das Vacinas, um dos mais importantes movimentos populares do início do século XX, foi uma rebelião popular insuflada pelos anarquistas contra a política sanitária do prefeito de São Paulo, Prestes Maia, visto que, filosoficamente, essa corrente política combatia a intromissão do governo na vida privada dos cidadãos.
04) Foi no governo do presidente Floriano Peixoto (1891-1894) que se firmou um grande pacto entre as elites políticas regionais, conhecido como “política dos governadores”, para controlar o governo federal.
08) O lema do movimento tenentista era “representação e justiça”, em clara condenação das práticas do sistema político vigente, no qual grassavam a fraude eleitoral e outras mazelas.
16) Ministro da Fazenda do governo Deodoro da Fonseca, o jurista Rui Barbosa introduziu uma reforma no sistema financeiro, a qual ficou conhecida como “encilhamento”, permitindo que alguns bancos estaduais emitissem dinheiro para ampliação de crédito às empresas. Adotada com o objetivo de estimular o desenvolvimento industrial, a política do “encilhamento” gerou inflação e desvalorização da moeda nacional.