SOMATÓRIA
Em 1929 ocorreu a quebra (crash) da Bolsa de Nova York quando foram colocadas milhões de ações no mercado sem haver compradores. Sobre essa crise econômica e seus desdobramentos que assolaram o mundo em fins da década de 1920 e início da década de 1930, assinale o que for correto.
01) A União Soviética foi o país que mais sofreu com a crise, pois, sem máquinas para comprar e sem mercadorias para vender, não conseguiu desenvolver sua indústria.
02) A necessidade de conter a crise e de levar a economia norte-americana aos patamares anteriores levou o governo Roosevelt a implantar o New Deal, um plano amplo que, dentre outras características, contava com um programa de recuperação econômica.
04) A Alemanha que, a partir de 1923, contava com investimento norte-americano para retomar sua economia, em 1932 chegou a ter 45% de desempregados em sua população economicamente ativa.
08) O período conhecido como a Grande Depressão ocasionou a retração do comércio internacional, provocando milhares de falências e concordatas, trazendo sérios problemas sociais.
16) Na Europa, as instabilidades política e econômica, os ressentimentos gerados pelos tratados de paz, o sentimento de revanchismo, a rivalidade entre as nações, o desemprego, permitiram o desenvolvimento de grupos políticos radicais, de caráter nacionalista, tais como o fascismo e o nazismo.