Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2017
Fase Única
SOMATORIAEm-19644772ee1019e
Discursiva
SOMATÓRIA

Em 1964, o Presidente do Brasil, eleito democraticamente, foi deposto por um golpe de estado que envolveu forças civis e militares. No período de 21 anos (1964-1985), cinco generais do exército se sucederam na Presidência da República. Em razão das características oligárquicas e antidemocráticas do exercício do poder político, esse período é classificado como uma ditadura militar. A respeito da ditadura militar no Brasil, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) O golpe militar no Brasil foi um acontecimento isolado e não se relacionou à Guerra Fria e a outras ditaduras implantadas na América Latina naquele mesmo período.

02) Aproximadamente dois anos após o golpe, foi formada uma Frente Ampla de oposição que reuniu tanto políticos afastados do poder pelos militares quanto apoiadores do golpe. No entanto, seus principais líderes foram perseguidos, tiveram seus direitos políticos cassados e foram exilados.

04) Em dezembro de 1968, o Ato Institucional número 5 (AI-5) determinou o fechamento do Congresso Nacional e estabeleceu que o Presidente da República poderia legislar em seu lugar, suspendendo direitos políticos e garantias constitucionais individuais.

08) Logo após a instituição do Ato Institucional número 5 (AI-5), o General Costa e Silva, então presidente, sofreu um derrame. Seu vice não era militar e foi impedido de assumir a presidência pelos militares, que indicaram o general Emílio Garrastazu Médici para o cargo.

16) Após o golpe, todos os partidos políticos existentes foram extintos, e foram criados dois novos partidos: a Aliança Renovadora Nacional (Arena), formada por políticos que apoiavam os militares no poder, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), oposição consentida pelos militares.