SOMATÓRIA
Em 2017, a atenção dos historiadores está voltada para a efeméride do centenário da Revolução Russa de 1917. Na verdade, em 1917, houve duas revoluções na Rússia. A primeira, realizada em fevereiro, depôs a autocracia e deu origem a um regime republicano; a segunda, ocorrida em outubro e comandada pelo Partido Bolchevique, deu início à constituição do Estado socialista. Sobre o ciclo das revoluções russas de 1917, assinale o que for correto.
01) A Revolução de Fevereiro de 1917 foi impulsionada por uma revolta popular provocada como reação ao massacre conhecido como “domingo sangrento”, ocorrido no mês anterior, no qual forças czaristas metralharam uma multidão que havia se dirigido ao palácio imperial para reivindicar melhores condições de vida e de trabalho.
02) Em razão do desgaste político e do custo econômico da participação da Rússia na I Guerra Mundial, o governo republicano que assumiu o poder logo após a queda da monarquia propôs um acordo de paz à Alemanha, o principal inimigo no conflito bélico, mas não obteve êxito porque essa medida foi vista como impatriótica pelo povo russo.
04) Em agosto de 1917, recorrendo às tropas comandadas pelo general Lavr Kornilov, o governo provisório conseguiu impedir a primeira tentativa de os bolcheviques tomarem o poder. Frustrada em seu próprio tempo, essa tentativa seria conhecida, depois da vitória de Outubro, como o “Ensaio Geral”.
08) Em abril de 1917, o líder bolchevique Vladimir Lênin, que se encontrava exilado em Zurique, voltou à Rússia e lançou suas “Teses de Abril”, defendendo a necessidade da abertura de um novo ciclo revolucionário que entregasse todo o poder aos sovietes, os conselhos de representação popular que proliferaram após a Revolução de Fevereiro.
16) Em 25 de outubro de 1917, o Partido Bolchevique comandou a deposição do governo provisório, após o II Congresso Pan Russo dos Sovietes ter decidido transferir para si todo o poder.