SOMATÓRIA
Em agosto de 1839, o pintor francês Paul Delaroche afirmou: “a partir de hoje, a pintura está morta.” (citado por AMAR, P-J. História da fotografia. Lisboa: Edições 70, 2010, p. 70). Essa opinião expressava o estado de espírito de muitos artistas plásticos diante do avanço de uma nova técnica de representação, a fotografia. O próprio Delaroche, que frequentou, como aprendiz, os estúdios de vários pintores, dentre eles Delacroix, tornou-se um importante fotógrafo. Assinale o que estiver correto sobre as relações entre a fotografia e as demais artes plásticas.
01) O artista francês mencionado estava certo, pois, de meados do século XIX em diante, as imagens fotográficas passaram a dominar o mercado de artes, deixando as pinturas e as gravuras em segundo plano.
02) Ainda no século XIX, muitos pintores incorporaram em suas obras elementos da fotografia, entre outros, a desfocagem (ou desfocamento) e a noção de instantâneo.
04) Vários profissionais das artes plásticas, como os que faziam pinturas para recordações em locais turísticos, foram profundamente afetados pela disseminação da fotografia a partir da segunda metade do século XIX.
08) Dominados por critérios de artisticidade baseados na pintura, os museus e as galerias demoraram décadas para assimilar a imagem fotográfica como objeto de grande valor artístico e comercial.
16) Entre os pintores franceses muito conhecidos que, já no século XIX, fizeram uso das fotografias e das técnicas fotográficas em seus estudos e obras estão ToulouseLautrec e Degas.