SOMATÓRIA
Em relação ao movimento modernista brasileiro, às suas características e aos seus desdobramentos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A primeira fase do Modernismo, que contou com autores como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia, entre outros, foi o período mais ameno das propostas modernistas, uma vez que a insegurança quanto aos parâmetros do novo movimento literário não permitiu uma clareza no tocante ao que deveria ser a renovação literária e artística.
02) O grupo de Menotti del Picchia, Plínio Salgado, Guilherme de Almeida e Cassiano Ricardo cria o grupo “Verde-Amarelismo” como resposta ao nacionalismo Pau-Brasil de Oswald de Andrade, que, segundo o verde-amarelismo, praticava um nacionalismo afrancesado.
04) O caráter anárquico do primeiro Modernismo está relacionado à necessidade de os modernistas de 1922 romperem com estruturas do passado, ressaltando o caráter destruidor do Modernismo. Ao mesmo tempo, esse primeiro grupo Modernista faz um movimento de volta às origens, pesquisando as fontes quinhentistas à procura da verdadeira língua brasileira. Para tanto, lança mão de paródias para repensar a história e a literatura brasileiras.
08) O primeiro Modernismo está muito associado ao indianismo de Gonçalves Dias e José de Alencar, cuja produção poética inaugurou uma valorização do índio como herói nacional. Desse ponto de vista, o Modernismo não passou de revitalização do Romantismo, reforçando estereótipos do herói nacional por meio, por exemplo, da emblemática figura de Macunaíma.
16) O movimento antropofágico é um desdobramento da estética da Poesia Pau-Brasil. O grande agente dessa nova fase é a Revista de Antropofagia, na qual Oswald de Andrade publica o “Manifesto Antropófago”, propondo que a antropofagia fosse uma atitude dominante da formação cultural brasileira e também seu aspecto unificador.