SOMATÓRIA
Em sua obra A ética protestante e o espírito do capitalismo, Max Weber (1864-1920) busca estabelecer algumas correlações possíveis entre as crenças religiosas dos protestantes e o surgimento histórico da sociedade capitalista moderna. De acordo com o pensamento de Max Weber, assinale o que for correto.
01) As crenças e os valores religiosos dos protestantes podem estar na origem de um sentimento que justifica a dedicação às atividades rentáveis e à acumulação de capital por parte dos empresários capitalistas.
02) A concepção de “vocação”, retirada do pensamento de Lutero, indica que a dedicação ao trabalho pode ser considerada uma ação humana que engrandece e glorifica a obra divina.
04) A ideia de “predestinação”, retirada do pensamento de Calvino, considera que tanto a prosperidade nos empreendimentos capitalistas quanto o enriquecimento podem ser interpretados como sinais da salvação eterna para os protestantes.
08) A interpretação sociológica deve tratar os fenômenos religiosos como crenças espirituais que não apresentam relação com as atividades profissionais e empresariais realizadas pelos protestantes.
16) A fé protestante pode ser considerada um fato social total presente na sociedade que se impõe de forma coercitiva sobre a consciência dos indivíduos.