SOMATÓRIA
Em relação ao uso dos arcos, das abóbadas e das cúpulas nas construções de diferentes períodos, assinale o que for correto.
01) As abóbadas de berço e as de arestas foram utilizadas pela arquitetura românica. Ambas consistiam em um semicírculo, e as de arestas promoviam uma intersecção, em ângulo reto, de duas abóbadas de berço.
02) A abóbada de nervuras é um dos componentes construtivos mais importantes da arquitetura gótica, possível graças ao uso do arco ogival, que permitiu a construção de igrejas mais altas em relação às da arquitetura românica.
04) A cúpula da antiga basílica de Santa Sofia, em Constantinopla, exemplar marcante da arquitetura bizantina, é formada por quatro arcos e equilibra-se sobre uma planta quadrada.
08) A arquitetura barroca reflete a ordem, a clareza e a simetria, rompendo com o período anterior ao perseguir os ideais de racionalidade e de simplicidade nos arcos, nas abóbadas e nas cúpulas.
16) Os aquedutos romanos foram criados para levar água às cidades por meio da gravidade, e sua edificação foi possível graças ao uso dos arcos.