SOMATÓRIA
Em um calorímetro adiabático são colocados 100 g de gelo a - 30ºC e à pressão atmosférica. É fornecida uma potência constante ao sistema (calorímetro mais gelo) de 20W aquecendo-o até 40ºC. Considerando que o calor específico do gelo é 2,1 x 10³J/Kg.K que a temperatura de fusão do gelo é 0 ºC, que o calor latente do gelo é 3,3 x 10⁵ J/Kg, e que o calor específico da água é 4,2 x 10³ J/Kg.K, e desprezando a massa do calorímetro, assinale o que for correto.
01) O gráfico da temperatura do sistema em função do tempo é composto por três segmentos de reta; dois desses têm coeficiente angular positivo, e um, coeficiente angular nulo.
02) A área sob o segmento de reta, cujo coeficiente angular é nulo no gráfico da temperatura do sistema em função do tempo na escala Celsius, é numericamente igual à quantidade de calor necessária para que o gelo seja transformado em água.
04) A quantidade total de calor transferida para o sistema durante todo o processo é de aproximadamente 2 x 10⁵ W.
08) O intervalo de tempo necessário para a realização desse processo é de aproximadamente 47 min.
16) Se a potência fornecida ao sistema for duplicada, o comprimento do segmento de reta, cujo coeficiente angular é nulo no gráfico da temperatura do sistema em função do tempo, será a metade do seu comprimento original.