SOMATÓRIA
Entre os seres vivos e o meio em que vivem há um “ajuste” essencial para a sobrevivência. Esse ajuste pode ser entendido como um conjunto de adaptações a ambientes em contínuo processo de mudança. Com base em fundamentos das teorias evolucionistas e nas evidências da evolução biológica, assinale o que for correto.
01) De acordo com o Neodarwinismo, ocorre seleção natural dentre a variabilidade genética dos seres vivos. Essa variabilidade é fruto de mutações e de recombinação genética.
02) A homologia evolutiva é o mecanismo evolutivo que explica a similaridade entre o tubarão e o golfinho.
04) Duas raças de lambaris, a e b, isoladas geograficamente por uma barreira, depois de um determinado tempo passaram a viver em uma mesma área, e houve cruzamento inter-racial. O híbrido do cruzamento das duas raças tinha viabilidade baixa, o que levou à extinção das raças a e b.
08) De acordo com a teoria sintética da evolução, em alguns rios de cavernas, os peixes são cegos porque a falta de luz nesses ambientes provocou mutações sucessivas que, ao longo de muitas gerações, levaram à regressão dos olhos.
16) A adaptação é o fenômeno segundo o qual certos organismos apresentam a forma ou a cor de outros organismos ou de objetos do ambiente onde vivem.