Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2013
Fase Única
SOMATORIAHoje5139ef531c9
Discursiva
SOMATÓRIA

Hoje a preocupação sobre poluição atmosférica está voltada ao poluente ozônio troposférico (O₃), relacionado ao câncer, à pneumonia e à asma. Paulo Saldiva, do laboratório de poluição atmosférica da USP, afirma que os veículos melhoraram a queima e diminuíram a emissão de CO, entretanto o O₃ ainda não está regulamentado. Para Saldiva, o comprador deve checar a emissão de hidrocarbonetos e óxidos nitrosos – que reagem e produzem O₃ – se quiser um carro menos inimigo da natureza (Revista Galileu, Ed. Globo, agosto de 2012). Dadas abaixo algumas reações químicas envolvidas na formação do O₃ troposférico e com base no texto acima, assinale o que for correto.



01) O NO₂ liberado na queima de combustíveis fósseis é precursor da formação de O₃, e o  é considerado um intermediário de reação.

02) Para a reação não elementar, mostrada no esquema reacional acima, a lei cinética é dada por v=k[NO₂][O₂].

04) No ser humano, o ar penetra pelo nariz, passa pela faringe, pela laringe, pela traqueia, pelos brônquios e pelos bronquíolos. A asma alérgica, causada por inalação de O₃ ou por outros poluentes, está relacionada a um processo inflamatório nos brônquios e nos bronquíolos.

08) O NO₂ é um poluente atmosférico que, além de auxiliar na formação de O₃ troposférico, ainda pode gerar ácido nítrico na presença de água, causando chuvas ácidas.

16) As reações de formação de O₃ troposférico são favorecidas em cidades de clima quente, porque a elevação da temperatura propicia maior frequência de choques e com maior energia cinética entre as moléculas gasosas reagentes.