SOMATÓRIA
Jean-Paul Sartre (1905-1980), filósofo francês e um dos principais expoentes das correntes filosóficas da fenomenologia e do existencialismo, procurou refletir sobre o “homem no mundo”, cuja subjetividade deve ser compreendida desde a experiência concreta da existência, em oposição à tendência tradicional de compreender o modo de ser do homem de forma abstrata, por meio de conceitos e de símbolos. Acerca da fenomenologia e do existencialismo, assinale o que for correto.
01) Quando percebo um objeto somente por um lado, como o livro do qual só vejo a capa, ainda assim percebo o “livro” como um objeto total, e não somente como uma parte de um objeto.
02) Para a fenomenologia, são fenômenos apenas aquilo que somos capazes de perceber imediatamente pelos sentidos.
04) Sartre concebe o ser humano como um ser condenado a ser livre, que precisa construir do nada o mundo em que existe.
08) De acordo com Sartre, a tarefa da Filosofia é descrever a experiência concreta e imediata, isto é, os fenômenos, enquanto é tarefa da ciência explicar como o mundo objetivo funciona.
16) O sentimento de angústia é a experiência de nos compreendermos como seres absolutamente livres, de modo que não podemos remeter a responsabilidade por nossas escolhas a nada além de nós mesmos.