SOMATÓRIA
Leia o poema de Paulo Leminski e assinale o que for correto.
“quando eu tiver setenta anos
então vai acabar esta adolescência
vou largar da vida louca
e terminar minha livre-docência
vou fazer o que meu pai quer
começar a vida com passo perfeito
vou fazer o que minha mãe deseja
aproveitar as oportunidades
de virar um pilar da sociedade
e terminar meu curso de direito
então ver tudo com sã consciência
quando acabar esta adolescência”
LEMINSKI, P. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 55.
01) O eu lírico é um adolescente que assume um raro compromisso de, ao terminar essa fase, fazer tudo o que seus pais desejam.
02) O poema desconstrói os parâmetros cronológicos de idade do homem impostos pela sociedade. Assim, o eu lírico brinca levemente com o conceito de adolescência, propondo que, quando tiver setenta anos, deixará essa adolescência e realizará todos os sonhos dos pais.
04) “Vai acabar”, “vou largar”, “vou fazer” são perífrases verbais que denotam o tempo futuro e apontam para os setenta anos. Portanto mostram ironicamente que o eu lírico nunca teve a intenção de realizar os desejos dos pais.
08) O primeiro verso do poema é um marco para a vida do eu lírico; a partir dessa idade ele fará tudo o que esperam dele. No entanto, a idade é de setenta anos, o que pode levar o leitor a pensar que todas as realizações que os pais esperam do eu lírico são monótonas para o presente e deveriam ficar para a velhice. O poema, portanto, é um protesto contra as normas impostas pela sociedade e pela forma como muitos veem a vida.
16) O eu lírico respeita a opinião dos pais, firmando o compromisso de ser um homem sério. O verso “largar da vida louca” é um reconhecimento do comportamento desviante que marca a adolescência do eu lírico: após completar setenta anos ele abandonará essa forma de viver para ser um homem sério.