SOMATÓRIA
Leia atentamente o trecho abaixo e, em seguida, assinale o que estiver correto a respeito do estudo de História da Arte.
“[...] o estilo desempenhou um papel significativo na formulação de histórias da arte, e só recentemente a noção de progresso estilístico na arte ocidental tem sido reavaliada. Na verdade, a ênfase no estilo nos leva a esperar a noção de progressão e constante desenvolvimento na arte. Se desejarmos que a arte seja a representação do mundo que pensamos ver, então podemos impor uma expectativa de contínuo movimento em direção ao naturalismo. Mas, se é assim, o que pensar da arte que não está interessada na representação naturalista?” (ARNOLD, Dana. Introdução à História da Arte. São Paulo, Ática, 2008, p. 19).
01) Uma característica fundamental de vários movimentos artísticos contemporâneos é o contínuo questionamento da ideia de que a função da arte é representar a natureza e valorizar a beleza.
02) Estilo é uma noção útil para analisar apenas as artes plásticas, já que as demais artes não conhecem princípios unificadores e misturam vários gêneros.
04) De acordo com a autora do trecho transcrito, não se deve mais trabalhar com a noção de estilo, pois tal noção reproduz muitos erros e imprecisões no estudo de história da arte.
08) A noção de progressão mencionada por Dana Arnold presume a ideia de que um gênero artisticamente avançado sucede a outro artisticamente menos desenvolvido em termos de representação naturalista do mundo.
16) Somente podemos falar de estilo ou de gênero quando nos referimos à arte de tipo figurativo, o que exclui a chamada arte abstrata, que não possui regras estilísticas.