Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2015
Fase Única
SOMATORIALeia2677d47abe2
Discursiva
SOMATÓRIA

Leia atentamente os fragmentos atribuídos a Heráclito (1) e Parmênides (2) e assinale o que for correto.

1: “[49A] Descemos e não descemos para dentro dos mesmos rios; somos e não somos. [53] A guerra (pólemos) é o pai de todas as coisas, rei de tudo. [59] O caminho da espiral sem fim é reto e curvo, é um e o mesmo. [91] Não se pode entrar duas vezes no mesmo rio. [65] O Fogo: carência e fartura.”

2: “[2] E agora vou falar (...) dos únicos caminhos de investigação concebíveis. O primeiro [diz] que [o ser] é e que o não ser não é. [6] Deixam-se levar, surdos e cegos, mentes obtusas, massa indecisa, para o qual o ser e o não-ser é considerado o mesmo e não o mesmo, e para o qual em tudo há uma via contraditória. [8] (...) Imóvel nos limites de seus poderosos liames, é sem começo e sem fim (...). Permanecendo idêntico e em um mesmo estado, descansa em si próprio, sempre imutavelmente fixo e no mesmo lugar”. (MARCONDES, D. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p.12-17).

01) Parmênides é monista, ou seja, defende a unidade de todas as coisas e considera a multiplicidade e o movimento como forma aparente do ser.

02) Heráclito é dialético, ou seja, defende o conflito entre opostos como o movimento real do ser.

04) Ao tratar da guerra, Heráclito defende a polêmica como o caminho natural para compreender o estado das coisas.

08) A arqué, princípio de unidade de todas as coisas, para Parmênides, é a água.

16) O fogo, elemento arquétipo de Heráclito, é responsável pelo devir.