SOMATÓRIA
Na Primeira República (1889-1930), as oligarquias exerciam o monopólio do poder político no Brasil. Sobre este assunto, assinale o que for correto:
01) A chamada “política do café com leite” foi uma aliança entre os oligarcas de São Paulo e os de Minas Gerais.
02) A “política dos governadores” foi articulada pelo Presidente Campos Salles (1898-1902) e consistia em um acordo entre o chefe do executivo federal e os governadores estaduais. Em troca de autonomia para os estados, os governadores elegiam uma bancada de deputados e senadores que apoiavam o Presidente da República.
04) Rui Barbosa, que foi Presidente da República por dois mandatos (nos períodos de 1910-1914 e 1918-1922), era o oligarca mais influente da sua época, além de ter sido o fundador do Porto de Santos, empresa fundamental para o sucesso da exportação do café.
08) Na Primeira República, a fraude eleitoral e a manipulação dos votos eram comuns. A manipulação era efetuada pelos “coronéis”, que controlavam o voto da população que vivia sob sua influência. Esse voto manipulado e dirigido ficou conhecido como “voto de cabresto”.
16) O Presidente Artur Bernardes (1922-1926) criou o Conselho Nacional do Café (CNC) com o objetivo de valorizar a exportação do produto para o mercado asiático, além de combater a crise mundial do período, conhecida como a “grande depressão”.