SOMATÓRIA
Na década de setenta do século XVI, o Rei de Portugal, D. Sebastião, desapareceu lutando contra os muçulmanos na Batalha de Alcácer Quibir, no norte da África. Assinale a(s) alternativa(s) que se relacionam corretamente a esse fato.
01) Com a morte de D. Sebastião, os portugueses abandonaram a política de expansão em direção ao sul da África e iniciaram a efetiva colonização do Brasil.
02) Com o domínio dos reis da Espanha sobre Portugal, que se seguiu ao desaparecimento de D. Sebastião, difundiu-se a crença no retorno desse rei, que salvaria os portugueses das dificuldades que os assolavam.
04) A crença no retorno de D. Sebastião marcou o imaginário popular português e atravessou o Atlântico, espalhando-se entre moradores do Brasil.
08) O sebastianismo ressurgiu em alguns momentos da história luso-brasileira, como, por exemplo, no movimento de Canudos.
16) Após a morte de D. Sebastião, embora houvesse incertezas políticas, o bom governo dos reis da Espanha e o ouro extraído das minas do Brasil garantiram, por 70 anos, um grande desenvolvimento econômico a Portugal.