SOMATÓRIA
Na década de 1930, também conhecida como o período da grande depressão, os países capitalistas vivenciaram uma das piores crises, que afetou praticamente toda a economia mundial. Sobre esse período, é correto afirmar que:
01) O marco inaugurador da grande depressão foi o crash da bolsa de valores de Nova Iorque e a super desvalorização do mercado de ações, que tiveram como consequência imediata a falência de milhares de empresas e bancos, gerando milhões de desempregados nos EUA.
02) A grande depressão não influenciou a economia do Brasil – fortemente ancorada na produção de café –, que continuou com sua política intacta de exportação de produtos agroindustriais, cujo setor não foi afetado pela crise mundial.
04) A crise mundial da década de 1930 não afetou países totalitários como Alemanha, Espanha, Itália e Portugal, porque essas nações criaram um plano econômico que ficou conhecido como Nova Política Econômica (NEP), que garantia pleno emprego a todos os trabalhadores.
08) Nos EUA, a grande depressão começou a ser combatida através de uma política chamada New Deal, por meio da qual o estado interveio na economia, criando o seguro desemprego, injetando recursos públicos em obras de infraestrutura, reduzindo as taxas de juros e fixando um salário mínimo para os trabalhadores.
16) A União Soviética sobreviveu às turbulências do período da grande depressão devido aos planos quinquenais executados pelo país (economia planificada), a partir de 1929, que geraram forte desenvolvimento das indústrias pesadas e de setores estratégicos da economia, garantindo crescimento econômico, enquanto os países ocidentais sofriam forte recessão.