Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2011
Fase Única
SOMATORIANa-introduca2325a8638dc
Discursiva
SOMATÓRIA

Na introdução do volume dedicado a Descartes, na coleção “Os Pensadores”, José Américo Motta Pessanha afirma que o papel da racionalidade cartesiana na fundação das ciências se dá da seguinte maneira: “A física de Descartes representa uma aplicação de sua metafísica, na qual Deus garante o conhecimento científico constituído a partir de ideias claras” (DESCARTES. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1994, p. 26). Sobre a fundação da racionalidade moderna, assinale o que for correto.

01) A matemática foi, em diversos momentos da história, uma fonte inspiradora e metodológica da prática científica.

02) A física cartesiana está orientada contra os princípios de uma ciência meramente provável, razão pela qual Descartes recusa todos os juízos, demonstrações e dados que não possam ser tidos como verdadeiros e indubitáveis.

04) Para Descartes, a diversidade das ciências, que necessita de campos do saber específicos, inviabiliza a construção de um método e de regras para a direção do espírito, aplicáveis a qualquer tipo de conhecimento, seja qual for seu objeto de estudo.

08) Por Descartes adotar procedimentos céticos para a obtenção da primeira certeza, a reflexão cartesiana é precursora do falsificacionismo de Karl Popper, segundo o qual a falsificabilidade define uma teoria científica.

16) O more geométrico cartesiano tem como efeito o desenvolvimento de teorias políticas e o fortalecimento de instituições sociais republicanas. Por isso, Jean-Jacques Rousseau e Thomas Hobbes tomam o Discurso do Método como ponto de partida do pensamento político moderno.