Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2011
Fase Única
SOMATORIANa-segunda26323315763
Discursiva
SOMATÓRIA

Na segunda metade do século XX, a arte, no Brasil e no mundo, ganhou expressão por meio de diversas linguagens. Com isso, o conceito de obra de arte ou de criação artística também evoluiu e expandiu-se. Sobre a arte, seus conceitos e abrangência, assinale o que for correto.

01) Uma das características da arte contemporânea é a liberdade total do artista com relação à técnica utilizada na produção, ao meio de expressão escolhido e ao suporte em que a arte deve se estabelecer. Na pintura contemporânea, essa postura refletiu-se no abandono total da pintura figurativa.

02) Os limites entre o que é pintura, fotografia, ou termos como figurativo ou abstrato quase perdem o sentido quando falamos de arte contemporânea: o movimento pop art, por exemplo, utilizava-se de colagens, embalagens, fotografia de anúncios publicitários e técnicas de serigrafia, separados ou unidos em uma única obra.

04) Entre as muitas tendências que dividem as criações artísticas chamadas pós-modernas, estão o happenig, a arte conceitual, a arte por computador, a minimal art, a body art e o expressionismo.

08) Na segunda metade do século XX, figuras humanas distorcidas que apresentavam questões sociais nordestinas tiveram como artista representante o pintor Manabu Mabe, em especial, em suas obras produzidas após os anos de 1950.

16) Nos anos de 1950 e 1970, no Brasil, o artista Hélio Oiticica se destacava ao mostrar ao público que a arte não é apenas o que está no quadro: em seus famosos Parangolés, podiam-se ver reunidos, numa mesma obra, estandartes, bandeiras e capas de vestir, fundindo elementos diversos, como cor, dança, poesia e música, numa manifestação artística coletiva.