SOMATÓRIA
No Brasil, durante o século XIX o cultivo do café tornou-se a principal atividade econômica. Sobre a expansão da cafeicultura no País, assinale o que for correto.
01) A passagem do café pelo Vale do Paraíba fluminense e paulista, entre 1790 e 1850, gerou riqueza seguida de estagnação. Com a decadência dessa área, o Oeste paulista assumiu a dianteira da produção. A economia cafeeira desse período apoiou-se nas relações de trabalho escravo.
02) Na segunda metade do século XIX, o espaço de circulação do café em São Paulo foi ampliado com a implantação de ferrovias que ligavam as áreas produtoras ao porto de Santos.
04) Na região Sul, seu cultivo foi implantado nas áreas de planaltos a partir da segunda metade do século XIX por imigrantes, em sua maioria de origem eslava. Foi desenvolvido em pequena produção familiar, aliado à extração da madeira e da erva-mate, que complementava a economia da região.
08) No Nordeste, a instalação de uma densa rede de ferrovias foi realizada, em grande parte, pelo Estado brasileiro, que tinha como objetivo atender as áreas de escoamento de produtos exportáveis, em especial o café e o algodão.
16) No final do século XIX, a cultura cafeeira se expandiu para o Setentrião paranaense, em especial para o Norte Velho, e representou a continuação da “marcha para o oeste” empreendida pelos paulistas.