SOMATÓRIA
No Brasil do final dos anos de 1940 e início da década de 1950, vivia-se o período chamado de liberal-democrático, no qual políticas voltadas para o desenvolvimento nacional eram implementadas e o apelo popular da figura política de Getúlio Vargas ainda era muito forte. Sobre esse período, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) O texto da Constituição de 1946 previa uma rotina democrática para as instituições republicanas, garantia a liberdade de imprensa e de opinião, reconhecia a importância dos partidos políticos e ampliava o escopo democrático da República, incorporando, como eleitores, o contingente populacional com idade a partir de dezoito anos.
02) A Constituição de 1946 estendeu vários direitos sociais aos trabalhadores rurais, através de uma legislação trabalhista moderna e eficiente.
04) O governo do general Eurico Gaspar Dutra, apoiado pelo PSD-PTB, adotou uma política conflituosa com os Estados Unidos e intensificou as relações diplomáticas com a União Soviética.
08) Durante esse período, a defesa do monopólio da exploração do petróleo pelo Estado havia se transformado em um dos maiores movimentos de opinião pública da nação. A Campanha do Petróleo abrigou grupos políticos heterogêneos, a saber: militares, comunistas, católicos, trabalhistas. A União Nacional dos Estudantes (UNE) lançou, inclusive, a palavra de ordem: “O petróleo é nosso!”.
16) Carlos Lacerda, da UDN, representou um dos principais porta-vozes de apoio ao governo de Getúlio Vargas, que regressava ao Palácio do Catete, sede do governo federal, pelo voto direto popular.