SOMATÓRIA
No livro VII da República, Platão introduz a “alegoria da caverna”, na qual sumariza os fundamentos de sua filosofia. Considere o extrato a seguir e conhecimentos relacionados e assinale o que for correto. “Sócrates – Agora imagine a nossa natureza, segundo o grau de educação que ela recebeu ou não, de acordo com o quadro que vou fazer. Imagine, pois, homens que vivem em uma espécie de morada subterrânea em forma de caverna. A entrada se abre para a luz em toda a largura da fachada. Os homens estão no interior desde a infância, acorrentados pelas pernas e pescoço, de modo que não podem mudar de lugar nem voltar a cabeça para ver algo que não esteja diante deles. [...] Assim sendo, os homens que estão nessas condições não poderiam considerar nada como verdadeiro, a não ser as sombras dos objetos fabricados.” (PLATÃO, República, 514a e 514e apud MARCONDES, D. Textos básicos de Filosofia: dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. 2.ª ed. rev. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 40).
01) Na alegoria da caverna, Platão correlaciona as sombras ao que é verdadeiro no mundo inteligível, já que as ideias podem representar verdadeiramente qualquer objeto.
02) Em sua doutrina das formas (ideias), Platão procura conciliar a tese de que o ser é imóvel (de acordo com Parmênides) e mutável (conforme Heráclito) e distingue, em sua teoria, respectivamente, os planos sensível e inteligível.
04) Aqueles que não recebem o grau de educação adequado não conseguem transpor o estado de ignorância; sendo assim, são incapazes de distinguir a verdadeira realidade das coisas.
08) Em Platão não há qualquer oposição entre ser e parecer. Essa tese foi imposta, posteriormente, à filosofia platônica pelos autores cristãos da patrística e da escolástica.
16) Platão defende que apenas aqueles que saíram da caverna podem, pouco a pouco, contemplar a verdadeira realidade das coisas, ou seja, suas formas, habituando-se a distinguir a verdadeira natureza dos objetos.