SOMATÓRIA
No planeta Terra, formado há cerca de 4,5 bilhões de anos, os processos geológicos responsáveis pela movimentação e pela reorganização das placas tectônicas promoveram e continuam promovendo a formação de cadeias montanhosas, de ilhas vulcânicas, e a evolução de cadeias meso-oceânicas. Nesses ambientes geológicos distintos, dá-se a diversificação da vida, cujo surgimento data de cerca de 3,5 bilhões de anos. Com relação a estas duas esferas do planeta – litosfera e biosfera – assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
01) A escala do tempo geológico, medida em milhões e bilhões de anos, reproduz a história geológica e da vida terrestre desde o éon Arqueano, quando surgiram os primeiros organismos multicelulares em ambiente lagunar.
02) Os processos de meteorização químico-biológico do globo terrestre manifestam-se notadamente a partir da degradação da densa biodiversidade, como a observada na vegetação mediterrânea, típica da zona climática tropical úmida.
04) As cadeias montanhosas dos Andes resultaram da convergência da placa oceânica do Pacífico com a placa continental Sul-americana, sendo constituídas de material originalmente sedimentar marinho com registro fossilífero paleozóico, como Trilobitas.
08) A existência de água em estado líquido, de moléculas orgânicas e de uma fonte de energia para as reações químicas, foi condição fundamental para o surgimento da vida na Terra.
16) Segundo a hipótese autotrófica, os primeiros organismos vivos eram fotossintetizantes e, a partir deles, surgiram os seres que realizam a fermentação e os organismos heterotróficos aeróbios.