SOMATÓRIA
No princípio do século XX, Heinrich Wolfflin desenvolve um sistema de conceitos para caracterizar a produção artística, em especial da pintura e arquitetura, dos períodos da Renascença e do Barroco. Tal sistema consiste em uma oposição binária de conceitos como: linear/pinturesco; planar/recessional; formafechada/forma-aberta; multiplicidade/unidade. O primeiro de cada dupla está associado ao Renascimento e o segundo, ao Barroco. Como o período posterior ao Barroco – na música, denominado Classicismo e, nas artes visuais, Neoclássico – possui inúmeras características similares à Renascença, os conceitos de Wolfflin passaram a ser também estendidos ao Classicismo, na música, Neoclassicismo, nas artes visuais. Considerando o texto acima, é correto afirmar que
01) as pinturas de Rafael Sanzio corroboram a organização conceitual de Wolfflin, pois apresentam elementos pictóricos múltiplos, como personagens bem destacados, proporcionalidade e uma linearidade de iluminação, que se distribui uniformemente por todo o quadro, como, por exemplo, em seu A Escola de Atenas.
02) a música do Classicismo, em especial de Haydn e Mozart, é construída a partir de estruturas motívicas únicas. Apoia-se em um sistema de contraponto polifônico orgânico de unidade muito forte, apresentando um jogo de luz e de sombra muito semelhante à pintura do período.
04) na pintura barroca o jogo de luz e de sombra acaba por criar uma desarticulação de elementos do quadro, fazendo com que se perceba cada elemento da pintura como independente dos outros, como pode-se ver nas obras de Rembrandt.
08) a arquitetura da renascença preza pelo equilíbrio matemático das formas e é construída de tal forma que as proporções do espaço possam ser compreendidas de qualquer lugar onde o observador se coloque.
16) a arquitetura barroca não sofreu grande influência das ideias do período e pouco modificou a ideia de simplicidade e racionalidade da arquitetura da Renascença.