SOMATÓRIA
No século IV a.C., a Grécia foi conquistada pelo rei macedônio Felipe II. Seu filho Alexandre, o Grande, consolidou o domínio macedônio da Grécia e expandiu seu império pelo Oriente, chegando suas conquistas às margens do rio Indo, na Índia. Educado por Aristóteles, Alexandre assimilou a cultura grega e levou-a para suas conquistas no Oriente, resultando daí uma intensa troca cultural entre os gregos e os povos orientais. O império de Alexandre não resistiu à sua morte, ocorrida em 323 a.C., aos 33 anos de idade, mas seus resultados culturais foram duradouros com a emergência da chamada cultura helenística. Sobre essa questão, assinale o que for correto.
01) O Epicurismo, corrente filosófica fundada por Epicuro de Samos, é caracterizada como hedonista, porque pregava a busca imediata do prazer.
02) Alexandria, no Egito, tornou-se importante centro de desenvolvimento e de difusão da cultura helenista.
04) O cristianismo, em seus primórdios, foi influenciado por correntes filosóficas que floresceram no período helenístico, como o neoplatonismo e o estoicismo.
08) O ceticismo possui raízes no período clássico da filosofia grega, mas teve, no período helenístico, um de seus maiores representantes, Pirro de Élida.
16) No plano social, um dos traços mais salientes da filosofia grega na fase helenística foi a crítica à escravidão. No plano político, os filósofos do período helenístico criticaram o despotismo e a divinização dos reis.