SOMATÓRIA
O Brasil está situado no centro da placa tectônica sul-americana. Segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, no século XX registrou-se mais de uma centena de terremotos no território brasileiro com magnitudes que atingiram até 6,6 graus na escala Richter, sendo a maioria deles com magnitudes que não ultrapassaram 4,0 graus nessa escala. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
01) É possível detectar e medir as ondas mecânicas geradas em um abalo sísmico com o uso de um equipamento que tem como princípio básico de funcionamento um sistema físico que consiste em uma massa presa a uma mola. A oscilação desse sistema denominado massa-mola é proporcional à do abalo sísmico investigado.
02) Se a magnitude M de um terremoto é calculada pela expressão
, sendo E a energia do abalo sísmico em Joules, pode-se dizer que um tremor com magnitude 6, 0Mna escala Richter possui uma energia deaproximadamente13,910Joules.

04) Os terremotos são intensas vibrações na litosfera decorrentes da liberação da energia acumulada em pontos das placas tectônicas que se movem constantemente.
08) A litosfera está dividida em placas tectônicas, sendo que as maiores são: Norte-Americana, Sul-Americana, do Pacífico, Antártica, Indo-Australiana, Euro-Asiática e Africana.
16) Um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter é uma vez mais destruidor que um terremoto de magnitude 6,0 nessa mesma escala.